Deputado estadual Cel Camilo prega a união das associações em todas as negociações com o governo

25 de maio de 2015

Diretores de várias associações atenderam ao convite da Coordenadoria de Entidades Representativas de Policiais Militares (CERPM) e compareceram à Assembleia Legislativa na tarde de hoje, 25 de maio, para uma reunião de “valorização do profissional de segurança pública” com o deputado estadual Cel Álvaro Batista Camilo. Representou a AOMESP o 1º Ten PM Silvio Martin, diretor-administrativo adjunto. No encontro, que durou mais de duas horas, o deputado colocou-se à disposição das associações, reafirmou apoio à campanha salarial deste ano, e falou de seus projetos.

O deputado pediu aos diretores das associações que façam do reajuste salarial a “prioridade zero” de suas administrações nos próximos meses. Alertou a todos sobre a necessidade de apoiar a CERPM e traçar uma estratégia para se aproximar do governo, durante a negociação salarial. Camilo considerou uma vitória das associações o fato de o Secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, ter comparecido a uma reunião da Coordenadoria para receber a proposta de reajuste.

O Cel Camilo discorreu sobre a crise que se abateu sobre o Brasil nos últimos meses, com reflexos no Estado de São Paulo, mas também mostrou as oportunidades que podem ser visualizadas nesse cenário conturbado. “Neste momento, quem vai dar sustentação ao governo é a Segurança Pública, e, dentro dela, a Polícia Militar”, disse. O Estado de São Paulo não corre risco financeiro para pagar salários porque a gestão é muito boa, avalia. “Acho que temos muita chance de obter sucesso.”

No entender do deputado, o cenário é favorável para a atuação dos policiais militares, em todas as frentes políticas. Em Brasília, conforme citou, as polícias estão muito bem representadas na Frente Parlamentar da Segurança, o mesmo se dando na Comissão de Direitos Humanos. “Na capital do país, a Segurança Pública vive um momento feliz”, considera. “Na Câmara Federal há vários deputados, policiais militares, fazendo um ótimo trabalho.” Para o Cel Camilo, a PEC 300 deve “caminhar bem”.

Em São Paulo, o clima na Assembleia Legislativa não é diferente. A Frente Parlamentar, da qual ele é o presidente (o delegado Olim é o vice), conta com quase 40 deputados, entre membros e apoiadores. “Teremos muitas discussões sobre Segurança Pública, e o primeiro item das pautas será a valorização do profissional de Segurança”, explicou. Ainda na Assembleia, os policiais estão atuando na importante Comissão de Segurança, e o Cel Camilo ocupa a vice-presidência. “Não há projeto do governo, em nossa área, que não passe pelas nossas mãos”, contou.

Não bastasse a atuação na Assembleia, os policiais militares ainda têm outro importante ponto de apoio; em todo o Estado, 67 PM ocupam postos na administração pública direta, em cargos de prefeitos e vereadores. Esses “políticos”, conforme salientou o deputado Cel Camilo, devem figurar em todas as negociações como apoiadores, não protagonistas. “Não devemos tomar a frente para não desqualificar os movimentos”, alertou. Por isso, a necessidade de todas as associações estarem unidas em torno da CERPM. Quanto mais união, maior a chance de sucesso nos pleitos.