18 de março de 2025
A Regional Taubaté da AMESP completou este mês 55 anos de vida! Nasceu de um grupo de oficiais que lutava pela eleição do Cel PM Gouveia Franco à Assembleia Legislativa com apoio do Clube dos Oficiais da Reserva sediado em São Paulo.
Este “núcleo” funcionou em um escritório de seis metros quadrados onde mal cabiam uma escrivaninha, uma máquina de escrever e uma estante. Ali era definida a estratégia política. À época, só existia uma unidade da Força Pública na região, o 5º Batalhão de Caçadores.
No dia 26 de fevereiro de 1970, o “núcleo” recebeu o nome de 1ª Regional do CORPM – Clube dos Oficiais da Reserva da Polícia Militar. Seu primeiro presidente foi o Cap PM Oscar Guratti (que ficou no posto durante duas décadas), tendo como vice o Cap PM José Marcondes Rabelo.
Quando os dois diretores se afastaram, assumiram o Cap PM Wilson Prado Palma e seu vice, 1º Ten PM José Lázaro Oliveira. Foram instituídos três cargos de direção ocupados pelos tenentes Cí-cero José de Souza, Samuel Messias de Oliveira e Arlindo Lemes. Com o falecimento do Cap Palma, o Ten Lázaro assumiu o posto com o vice, 1º Ten Arlindo Lemes.
Hoje, a Regional é administrada pelo Ten Lemes; o diretor-adjunto é o 2º Ten PM Oscar José Pereira. Completam a equipe as colaboradoras Fabiana, Simone Crislaine e Vera.
A Regional passou por dois endereços antes de estabelecer-se em definitivo à Rua Renato Granadeiro Guimarães, nº 13, em 31 de maio de 1996.



