23 de novembro de 2024
Por Cap PM Marco Aurélio Ramos de Carvalho
Vice-presidente da Diretoria Executiva da AMESP
Você pode dirigir na Itália com a Carteira de Habilitação Brasileira, desde que esteja válida pelo período de um ano desde a sua chegada, mas algumas locadoras locais de veículos exigem, para a locação, a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir que deve ser apresentada juntamente com um documento de identidade, de preferência o passaporte. Nas locadoras internacionais, como a Avis, não é exigida essa permissão. Dirigir sem a habilitação poderá gerar uma multa entre 400 e 1.600 euros.
As autoestradas são identificadas por A + um número (A1 – de Milão a Nápoles ). O motorista deverá estar atento para as principais placas para evitar multas: as “cartelli di divieto“, onde você não poderá parar o carro, e observar também as placas secundárias que explicam quando-como-onde você não pode parar; ZTL: Zona de Tráfego Limitado, existentes nos centros de quase todas cidades ou vilas, onde só podem trafegar veículos autorizados, como os transfers e os de moradores locais. Se o seu hotel ficar nessa área restrita, eles fornecem uma autorização, paga diariamente, menos aos domingos. As multas para quem desobedece são altas e são aplicadas por câmeras.
Os postos de gasolina nas autoestradas costumam ter atendentes ou bombas estilo self-service, onde você deverá inserir as notas, escolher a bomba, abastecer e após terminar recolocá-la no lugar, atentando que não há troco, ou seja, a diferença do valor não utilizado não será devolvida. O preço da gasolina Euro 95 é de 1,9 euro. Os pedágios existem somente nas autoestradas e podem ser pagos em dinheiro ou cartão de crédito, custando na média entre 5 e 10 euros, de acordo com o percurso realizado; outros tem preço fixo. Você retira o ticket ao entrar na autoestrada e paga quando sair. Lá tem o Telepass, que é semelhante ao nosso Sem Parar.
Se você é habilitado há menos de três anos, o limite de álcool para dirigir é zero. A velocidade permitida fora das localidades é de 90 a 110 km/h; e nas autoestradas é de 130 km/h, ou 110 km/h com chuva, sendo controladas por radares fotográficos.
Para estacionar, você sempre terá muita dificuldade, pois quase não há lugares. Tendo a placa “P“ de “parcheggio“, a qual permite estacionar, deverá observar as cores da faixa no asfalto: a branca é somente para residentes; as amarelas, restritas para deficientes, polícia, ambulância, etc. Somente nas azuis o turista poderá estacionar, mediante pagamento nos parquímetros. Se encontrar as placas ZCS ou ZTL não pare nem por cinco minutos porque será multado. O melhor é contratar o serviço NCC (noleggio com conducente) ou aluguel com motorista, pois terá conforto e sossego com relação a multas, pedágios, trajetos etc. Se for alugar um carro, contrate um pequeno porque tanto as ruas como as estradas são muito estreitas.
Na Espanha você pode dirigir com a carteira brasileira válida pelo prazo de 90 dias; não necessita da PID, mas é aconselhável tê-la em mãos. Para alugar um carro, a maioria das locadoras exige idade de 21 anos e com carteira de no mínimo um ano, mas outras alugam com 18 anos, como a Sixt. Não é permitido: uso de celular, dirigir de chinelos e saltos altos, fazer mudança de direção sem dar setas, ultrapassar pela direita e abastecer o veículo com o rádio e celular ligados. É obrigatório: uso do cinto de segurança para todos os passageiros, uso de capacete para motociclistas, uso de colete refletor se o carro tiver pane e precisar parar no acostamento.
Devemos observar as placas de trânsito pois muitas delas são diferentes, e por vezes apenas símbolos, o que dificulta o entendimento das regras para condução do veículo. As placas de proibição não têm o risco no meio como aqui e às vezes nenhum sinal, sendo sempre redondas e com as bordas vermelhas, assim como as que delimitam a velocidade. As placas redondas de fundo azul indicam direção consentida, ajudando os motoristas em sua condução, como seguir em frente, virar à direita, sentido obrigatório, etc. As de advertências são triangulares com a borda vermelha indicando algum perigo à frente, como passagem de nível.
Nos postos de gasolina, a regra geral é não ter frentista; você deverá usar o seu cartão de crédito e abastecer o próprio veículo, indicando a bomba utilizada, quando for o caso. Na maioria das estradas espanholas não existe pedágio, havendo somente nas autovias, onde você recebe um bilhete, pressionando o botão da máquina e pagará na saída, com dinheiro, cartão ou por telepagamento (sem parar).
Os limites de velocidade são: 120 km/h em estradas principais e autoestradas; 100 km/h para estradas convencionais; 90 km/h para os demais itinerários; 30 km/h nas zonas urbanas, que é a regra geral, e algumas com 50 km/h. O limite de álcool no sangue para dirigir é de 0,5 g/l, equivalente a duas latinhas de cerveja ou uma taça de vinho.
Quando for estacionar nas ruas, deverá observar as que estão marcadas com azul, pelo prazo de duas horas, gratuitamente aos sábados e domingos; nos demais dias, o pagamento deverá ser feito nos parquímetros. As multas na Espanha são altas para o nosso padrão: parar no acostamento, a não ser por quebra, 150 euros que devem ser pagos na hora, sob pena de guinchar o carro; uso de celular (200 euros); não usar o cinto de segurança (200 euros), dentre outras. O pagamento pode ser feito de três maneiras, para moradores: nas agências do Caixabank, nas Agências dos Correios, nas Delegacias Provinciais de Trânsito ou mediante transferência bancária, se residir fora do país. Se o pagamento for efetuado no prazo de 20 dias corridos, tem desconto de 50%; decorrido esse prazo, começa a correr o prazo de 45 dias para pagamento integral da multa e, após esse prazo, ela é encaminhada para a Agência Tributária, tendo um acréscimo de 20%.
A fiscalização de trânsito é muito rigorosa na Espanha, e toda controlada por câmeras, tanto assim que se você estiver acima da velocidade em determinado local urbano, o semáforo mais próximo será automaticamente colocado no vermelho, e assim sucessivamente; mas se você estiver na velocidade permitida, encontrará os semáforos sempre abertos.
Com relação a aluguel de carros na Espanha e na grande maioria dos países da Europa, a contratação mais indicada é a online, pois tem oportunidade de realizar mais escolhas, comparar preços e pegar o carro reservado no local e hora que você determinar. Você deverá utilizar os comparadores de locação como o DISCOVERSCARS, por exemplo, no qual, além das facilidades acima citadas, você terá também outros benefícios como: escolha do carro preferido, preços mais competitivos, seguro mais barato e até acessórios, se necessário. As melhores agências para alugar veículos são a Sixt, a Centauro, a Enterprise, a Europcar e a Álamo. Nunca esqueça de filmar o veículo na hora da retirada, para evitar dissabores quando da entrega ou com cobranças posteriores no seu cartão, que fica lá registrado. Na Espanha as estradas são muito boas e bonitas valendo a pena sair de carro, até mesmo sem destino.
Foto: Silvio Forato/Segóvia (Espanha)