31 de julho de 2021
Ao que tudo indica, a nossa vida está começando a voltar ao normal (mesmo que este “normal” ainda exija distanciamento social, uso de máscara facial e rígida higiene pessoal). Na quarta-feira, 28, o governador João Doria anunciou a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércio e serviços não essenciais: todos os estabelecimentos poderão funcionar entre 6 horas e meia-noite, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.
Tudo isso só foi possível porque, no dia do anúncio, 75,9% da população adulta já havia sido imunizada com pelo menos uma dose da vacina, e o esquema vacinal completo já havia sido aplicado a 27,2% dos adultos em todo o Estado.
A nova regra anunciada pelo governador vale até o dia 16 de agosto. Se tudo continuar correndo bem, a partir do dia 17 o Estado de São Paulo poderá avançar para a fase seguinte, chamada de “retomada segura”. Serão eliminadas todas as restrições de horário, e todo mundo poderá trabalhar com 100% da capacidade.
AOMESP
No anúncio do dia 28, Doria ressalvou que os eventos que geram aglomerações (casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público etc.) continuam proibidos até que as autoridades sanitárias autorizem a volta.
Com a decisão, muitas atividades da AOMESP continuarão suspensas – caso das festas de aniversariantes e bailes. As atividades da AOMESP Solidária continuam sem previsão de volta. Só a Colônia de Férias está em funcionamento pleno, mas limitado a 60% da capacidade.
As festas da Privamera e do Dia das Crianças seguem com programação normal (você já pode fazer reserva). A AOMESP ainda vai aguardar mais um pouco para anunciar as festas de final de ano – Natal e Réveillon – para abrir as vagas obedecendo às determinações das autoridades sanitárias. Os pacotes já estão prontos. Serão anunciados em breve.