18 de março de 2021
Lamentamos profundamente informar o falecimento de nosso associado, senador da República Major Sergio Olimpio Gomes, aos 58 anos, anunciada há pouco por sua família. Olimpio estava internado no Hospital São Camilo desde o dia 3, diagnosticado com Covid-19. No dia 2, ele divulgou em sua rede social que estava com a doença mas “se sentindo bem, com sintomas leves e em isolamento domiciliar”. Na quarta-feira, 3, já internado, chegou a participar de sessão no Senado sobre a PEC Emergencial. No dia 5 foi levado para a UTI, onde faleceu.
Deputado estadual, deputado federal e Senador da República eleito com mais de 9 milhões de votos, Major Olimpio sempre pautou sua conduta no enfrentamento com o governo paulista em defesa dos policiais militares. Fez escola com sua caixinha de som em eventos onde estava o governador Geraldo Alckmin, sempre cobrando melhorias para a Polícia Militar e para os policiais militares. Continuou na mesma toada no governo Doria, sendo por ele processado no Supremo Tribunal Federal.
Eleito Senador no pleito que levou Jair Bolsonaro à Presidência da República, teve o relacionamento rompido pelo presidente quando buscava assinaturas de seus pares para a instalação da CPI Lava Togas, que Bolsonaro não julgava oportuna apesar de constar de sua campanha eleitoral. Mesmo distante do presidente, Olimpio continuou votando com o governo federal nos projetos em que acreditava, e passou a criticar tudo o que considerava prejudicial ao Brasil. Incompreendido e acusado pelos bolsonaristas de traidor, não abriu mão de suas convicções sempre pautadas pela retidão de caráter, honestidade e espírito público.
Na Reforma da Previdência, foi o grande articulador junto ao Ministério da Economia para tirar os policiais militares da chamada “vala comum” da Previdência garantindo-lhes tratamento justo, direitos e prerrogativas. Enfrentou o ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião histórica que marcou o início do movimento pela instituição do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais. Olimpio foi homenageado diversas vezes pelo trabalho que realizou à época.
A AOMESP rende um preito de gratidão ao ilustre associado, leva conforto aos familiares com a certeza de que o exemplo por ele deixado possa motivar os brasileiros a construir um Brasil mais justo, mais igual e solidário.
Obrigado, Olimpio!